Noticias de la Asociación hermana A25A (Associação 25 de Abril)
Notícias da A25A
Caros associados
Apesar de muitos dissabores, de vez em quando somos surpreendidos por acontecimentos que, também porque inesperados, nos enchem o ego.
Aconteceu agora recebermos notícias de Espanha – enviadas por um camarada militar da Union Militar Democrática (UMD), Coronel Arturo Gurriaran, que mantém estreitas relações com a A25A e alguns de nós, nomeadamente o Capitão de Mar e Guerra Carlos Contreiras, que mais uma vez serviu de intermediário – que nos relatam a Homenagem que a Câmara de Barcelona prestou a Júlio Busquets Bragulat.
Conheci pessoalmente o então Major Julio Busquets, quando em Junho de 1974, juntamente com o também Major Luís Otero, veio a Lisboa, para contactar o MFA.
O facto é que, passados três meses, eles seriam dois dos fundadores da Union Militar Democrática (UMD), que se assumiria como “filha do MFA” e desempenharia relevante papel na transição democrática que se verificou em Espanha.
De salientar que, realizada a transição democrática, a UMD assumiria a auto dissolução, só mais tarde vindo a obter o reconhecimento do Estado espanhol e a reparação dos membros que haviam sido perseguidos (precisamente por pertencerem à UMD), alguns com a demissão das Forças Armadas, pelo governo fascista de Franco.
Mais tarde, voltando a seguir o exemplo do MFA (que formou a Associação 25 de Abril – A25A), os membros da UMD formariam o Fórum Milícia e Democracia – FMD.
Com o qual a A25A mantém fortes laços de amizade, solidariedade e colaboração.
Por tudo isto, é-nos profundamente grato sabermos que a Câmara de Barcelona homenageou o Julio Busquets, dando o seu nome a uma Praceta da cidade, numa cerimónia onde, com a presença de altas entidades do País nosso vizinho, se cantou a “Grândola Vila Morena”.
Permitam-me que, juntamente com o link, onde podem assistir à cerimónia, vos dê conhecimento dos e-mails recebidos pelos dois mensageiros que nos fizeram chegar esta boa notícia.
Cordiais saudações de Abril
Vasco Lourenço
Recebido de um companheiro da UMD, Coronel Arturo Gurriaran, reenvio o link que contém a reportagem da homenagem que há dias foi prestada, pela Câmara de Barcelona, a Julio Busquets, um dos fundadores da UMD, com a atribuição do seu nome a uma praça da cidade, situada em frente aos Quartéis de Bruc.
Como saberão, o então major Julio Bussquets, junto com o major Luis Otero, logo em junho de 1974, vieram a Lisboa tomar contacto com o MFA. Passados três meses os dois estariam entre os militares espanhóis fundadores, em Madrid, da Union Militar Democrática (UMD).
Posteriormente, nos anos oitenta, o deputado Julio Busquets foi Presidente da Comission de Defensa, das Cortes Espanholas. No seu funeral, em Barcelona, foi cantada a Grândola, de acordo com o que havia solicitado no seu testamento.
Agora, como se pode ver no link abaixo, o Ayuntamiento de Barcelona, encerrou a cerimónia de inauguração da Praça Julio Busquets, com a Grândola, (ver link a partir do minuto 52 da gravação).
Com um abraço,