Carta de los “Capitanes de Abril” portugueses.

Um Companheiro mais que nos deixa! Peço-te,companheiro,camarada Cuchi,que a Concepción e a todos os bravos camaradas da UMD e da FMD que prosseguiram destemida e decisivamente a luta contra a ditadura franquista,expresses o meu sentimento de profundo pesar pela finitude de Luís Otero que tive a honra de conhecer e de estimar.

         Otelo Saraiva de Carvalho

 

Car@s associad@s

É com grande pesar que vos comunico o falecimento do coronel Luis Otero Fernández.

Luis Otero foi um dos fundadores da Unión Militar Democrática (UMD) que desempenhou papel relevante na transição de Espanha para a democracia.

Criada em 1 de Setembro de 1974, após contactos pessoais de Luis Otero e outros companheiros com o MFA (logo após o 25 de Abril, onde tive o prazer de participar), a UMD é uma legítima filha do MFA e teve em Luis Otero um dos seus principais dirigentes, na luta contra o regime franquista e pelo estabelecimento de um sistema democrático constitucional em Espanha. O que lhe valeu, como aos demais companheiros, a prisão e a separação das Forças Armadas.

Mais tarde, Luis Otero seria também um dos fundadores e principais dirigentes do Foro Milicia y Democracia (FMD), de que actualmente era Presidente de Honor.

Foi em 2009 que a A25A e o FMD assinaram um protocolo de colaboração, que tive o prazer de subscrever juntamente com Luis Otero.

Perdemos um Amigo.

Estamos todos mais pobres.

Espanha está também mais pobre, pois perdeu um símbolo e uma referência dos militares comprometidos com a sociedade e com o tempo de luta pela democracia.

As nossas sentidas condolências à família, especialmente a sua mulher Carmen, aos seus companheiros e ao FMD.

Até sempre, Luis Otero.

Um grande abraço Amigo
Vasco Lourenço